Etapas de um projeto Enactus

"Ser um empreendedor social é olhar para o mundo e ver além de si mesmo e de seus desejos pessoais"

Thiago Azevedo

Um projeto Enactus passa por algumas etapas: Insight, Implementação, Impacto e Ignição. Tais etapas, são fundamentais para o sucesso de um projeto social, no blog de hoje, iremos aprender um pouquinho de cada etapa e como o empreendedorismo social aplicado de forma eficiente produz ótimos frutos.

Fase 1

 A primeira fase de um projeto Enactus é a fase Insight, é nessa fase em que o ocorre a prospecção. Na prospecção, a Enactus irá até a comunidade e por meio de diversas metodologias e estratégias, definirá um projeto social que atenda a necessidade da comunidade.
 A Enactus UFU tem alguns projetos nessa fase, e em breve estaremos implementando o mesmo!

Fase 2

   Depois de algumas visitas e definir o problema da comunidade, é necessário implementar o projeto, sendo essa fase a segunda fase, a Implementação.
   Na implementação a comunidade já está de acordo com o projeto e pretende participar ativamente da realização do mesmo. 
Na Enactus UFU, temos o projeto Aroeiras nessa fase!

Fase 3

   Nessa fase, o projeto já começa a ter retornos, como o retorno financeiro, ambiental e principalmente o social. A comunidade na fase de impacto está totalmente comprometida com o projeto e enxerga os benefícios do mesmo.
   Na Enactus UFU, o projeto Bread & Bug está nessa fase, em que, tanto os indicadores quantitativos, quanto os indicadores qualitativos estão evidentes!

Fase 4

A Ignição é a última fase de um projeto social Enactus, nessa fase, o projeto se torna um negócio social, a Enactus se retira do projeto e deixa “ele caminhar sozinho”, pois já é um projeto que se auto sustenta.O projeto Farinha Minha é um projeto que alcançou essa etapa, visto que se tornou uma cooperativa, em que vem ajudando a comunidade!

Três mulheres felizes apontando para a lenha de um forno.